Foram tantas fotos e tanta ajuda , que apesar de
não ser nossa especialidade, quando notamos, tínhamos um excelente material para compor
uma página sobre locomotivas.
E o que tem a ver estas locomotivas com a história de Quatá. Tem tudo a ver ! Não só de Quatá mas também com a maioria das cidades que surgiram no oeste e em todo estado de São Paulo.
Pegue o mapa de São Paulo e poderemos observar algo interessante. De Assis ao Rio Paraná pode-se ver o traçado da Rodovia Raposo Tavares e por que ela é tão pouco usada nesta região do oeste da Alta Sorocabana ?
Fácil, porque não tem
nenhuma cidade ao lado desta rodovia e o motivo é simplesmente porque as cidades acabaram
nascendo a partir de seu marco zero , que eram suas Estações Ferroviárias. Um trabalho
histórico cultural tem sido feito pelo Ralph Mennucci Giesbrecht no site
www.estacoesferroviarias.com.br , uma visita lá é imperdível. (Veja
também reportagem do Jornal Nacional no dia 01 de Dezembro de 2003 no link:
http://jornalnacional.globo.com/semana.jsp?id=30763&mais=1
Antes de continuar, colocamos a assinatura dos colaboradores ou de quem as enviou nas próprias fotos. Especial agradecimento ao Maurício M. Pimentel (mmppimentel@atribuna.com.br), apaixonado pelo tema e ao fotógrafo Ancário ( ancario@terra.com.br ) pela ajuda e excelente trabalho de denúncia. Ao som de "Trenzinho Caipira" de Villa Lobos, viajem também por esta nostálgica memória.
Mais fotos serão acrescentadas posteriormente
Algumas fotos mostram o autor, outras
contudo, embora estejam escritas o nome de Maurício Pimentel na verdade foram
"apenas enviadas" pelo mesmo. Não querendo injustiçar o autor ,caso saibam de
sua procedência, teremos o prazer de dar seu devido crédito