Localização História Estatística Política Cultura Variedade Vistas Personalidades Solidariedade Procurar Créditos Home

Nossas Escolas em Quatá

O primeiro Grupo Escolar de Quatá foi construído em 03 de Fevereiro de 1930 e funcionava com 14 classes e foi lá que começou o ensino básico em Quatá.


 

Em 1950, no dia 2 de Janeiro passou a funcionar o Ginásio. Muitos nesta época saíam de Quatá para estudar em Assis, São Paulo. A partir daí os Quataenses começaram a ficar mais em nossa terra e muitos inclusive voltaram. No final dos anos 60 ele se transformaria também em Colégio Técnico Comercial Municipal de Segundo Grau Dr. Renato Monforte.


 

O Grupo Escolar Luiz Gagliardi foi construído em 05 de Março de 1950 e até hoje tem cumprido seu papel fundamental na educação de Quatá. Toda a geração de 60 para cá praticamente passou pelo Grupo , como era chamado, e ele faz parte das histórias de nossas vidas. Abaixo foto do patrono do Grupo Escolar , o sr. Luiz Gagliardi


 

Em 1970 era inaugurado o moderno Colégio Estadual Gabriel Monteiro da Silva, hoje recebe o carinhoso nome de "Chiquinho" em homenagem ao jovem professor Francisco Balduino Souza, já falecido. Fanfarras, corais, jogos colegiais, peças teatrais, eventos, foi um tempo maravilhoso. Uma nova direção tem colocado o Colégio Chiquinho como destaque de nossa cidade e do estado.

Foto de 2012



ETEC Dr. Luiz César Couto de Quatá Rodovia SPV-052 Antonio Farinasso - Km 3 - CEP 19780-000 - Quatá-SP Tele-Fax: (18) 3366-1001
http://www.etecquata.com.br

O Colégio Agrícola Luiz César Couto, antes funcionando como internato e atualmente como semi-internato, recebia alunos de todos os cantos do Brasil e presta valorosa contribuição na transferência de tecnologia das práticas agropecuária. Hoje seu foco está na tecnologia da cana-de-açúcar, preparando assim força de trabalho para o principal produto da cidade.


Abaixo uma foto da Escola Agrícola na época de sua construção


 

  No bairro Vila do Sapo está também localizada a EMEI Ozira de Arruda Mendes, homenagem à Profa.Ozira que lecionou no Grupo Escolar Luiz Gagliardi, sempre no pré-primário.


Não basta ter escolas, é necessário ter recursos para mantê-las ! Em 2011 uma excelente ação foi feito pela atual prefeitura:

Já estão em processo de finalização as obras neste mês de agosto de 2011,  na Escola Municipal de Quatá Profa. Ozira de Arruda Mendes. A reforma teve inicio no começo do ano e vai ser entregue em aproximadamente um mês; um investimento com recursos próprios da prefeitura, com valor de R$ 193.764,96.
De acordo com o Departamento de Engenharia da Prefeitura, a escola recebeu várias mudanças que vão auxiliar e beneficiar no dia a dia das crianças e dos funcionários. Toda a fachada foi reformada (recebeu trabalho de jardinagem, além de pintura externa nas cores azul, vermelho e branco), mudanças também na cozinha, área de serviços, banheiros e ampliação da biblioteca, ainda foi feita cobertura em acesso dos alunos a escola. Serviços de alvenaria, hidráulicos, elétricos, troca dos telhados, pisos, portas também foram realizados, além de toda a pintura interna do local.
Segundo a Diretora da escola Mariza Cristina da Silva Castro, a reforma vai beneficiar o ambiente de estudos dos 381 alunos, como também para os 39 funcionários que atuam na escola. 


 

Também na Vila Santa Cruz,   está a Creche Municipal, com boas instalações para as crianças. Justa homenagem a professora Orísia da Silva


 

Colégio Alpha

   Seguindo o sistema de ensino COC , o Colégio Alpha prepara os alunos em diversas atividades estudantis, garantindo um padrão de ensino de alto nível.

Visite a página do Colégio Alpha: www.alphacoc.com.br
E-mail:
alphacoc@bol.com.br

Colégio Expert World - O ensino definitivo!


foto de 2008


Escola

Angela Maria Pellini Garcia - "Gi"


fotos de 2009

 

2012 : Uma data a ser comemorada - A primeira escola de nível superior de Quatá 

Muitos saíram de Quatá para poder estudar. Outros ainda tem caminhado para as cidades vizinhas. A nova faculdade de Quatá abre novas possibilidades para a juventude de nossa cidade e também para aqueles que sempre sonharam em ter um curso superior. Na foto dr. Junior Correa com a Prof. Cleuza Gomes juntos com mais um corpo de professores para fazer um Quatá melhor.

mais informações



Participaram desta matéria: Cidinha Araújo, Iracema Araújo, Acqua, Márcio Carreira, fornecendo fotos e dados sobre os colégios. Fotos coloridas: G. Conde