Localização História Estatística Política Cultura Variedade Vistas Personalidades Solidariedade Procurar Créditos Home

Noticias de Inverno 2007 - www.quata.com.br

Notícias de Inverno da Prefeitura de Quatá
por Gustavo Pilizari



Dia do Desafio: Quatá supera Papelon


Dia 30 de maio foi realizado o Dia do Desafio – driblando a inatividade - parceria entre SESC e Prefeitura de Quatá; para tanto, várias atividade foram desenvolvidas pelas escolas municipais, particulares, estadual, creche e Departamento de Esportes de Quatá, como: passeio, jogos, gincanas, competições e muita festa. A programação se estendeu nos quatro cantos da cidade, com atividades também na Quadra da Asa Branca e Ginásio de Esportes. 
Quem também participou do Dia do Desafio, praticando exercícios de ginástica laboral foram os trabalhadores do sistema de mutirão das casas da CDHU, os trabalhadores da agricultura da Usina Zilor e funcionários do Almoxarifado Municipal de Quatá.
Neste ano, Quatá competiu com a cidade de Papelon (Venezuela). A competição consistia em saber qual a cidade que mais praticaria exercícios e que mais teria a participação da galera, no entanto, o mais importante era oferecer a população a consciência da necessidade em se praticar algum tipo de exercício para contribuir a saúde corporal e ao bem estar.
E o resultado acaba de sair: Quatá ganhou em número de participantes da cidade de Papelon que fica na Venezuela. No total, o Dia do Desafio em Quatá teve a participação de 4.461 pessoas, enquanto que Papelon contou com a presença de 3.321 pessoas.
Vitória pra Quatá! 


Campanha do agasalho distribuirá cerca de 10 mil peças



A distribuição de agasalhos da campanha 2007 “Sua Doação aquece o seu Irmão”, desenvolvida pelo Departamento de Promoção Social em Quatá, começou no dia 14 de junho e se estendeu até o dia19, no Ginásio de Esportes. 
Foram 300 pessoas inscritas que receberam agasalhos neste ano que houve mudanças na forma de entrega. Os agasalhos foram dispostos na quadra do Ginásio como, sapatos, blusas, calças e outros. Cada pessoa teve direito a escolher aproximadas 20 peças de agasalhos, além de um cobertor. 
No total, o Dep. de Promoção Social entregou neste ano, cerca de 10 mil peças, além de outros 500 cobertores que aquecerão o inverno de nossos irmãos. Tudo graças a generosidade da população que sempre ajuda o seu próximo. 

 




Daniela Pécchio recebe colcha de retalhos:


Daniela Pécchio, Presidente do Fundo Social de Solidariedade recebeu no dia 14, das mãos da diretora da escola estadual Profº. Francisco Bauduino de Souza “Chiquinho”, uma colcha de retalhos de lã, confeccionada por várias pessoas que atuam no colégio. 


Esta colcha foi entregue na própria escola e pretende-se realizar, futuramente, um bingo, assim, todo o dinheiro angariado será revertido na manutenção social do município. A escola ainda ofertou outros dez cobertores para a campanha do agasalho 2007. 


Primeira Dama de Quatá presta homenagem às Assistentes Sociais 


Dia 15 de maio foi comemorado o dia do Assistente Social. Como forma de homenagear os seis profissionais, mais uma estagiária que atuam nos departamentos da Prefeitura de Quatá, a Primeira Dama, Daniela Pécchio e o Prefeito Marcelo Pécchio ofereceram delicioso almoço para os presentes, Mariana; Alba; Vanessa; Mariza; Graziela e a estagiária Franciele, no Departamento de Promoção Social. A homenagem se estendeu com a entrega de presentes e lembranças para todas. 


VI Conferência da Assistência Social

O Departamento de Promoção Social de Quatá realizou na manhã de 28 de junho a VI Conferência da Assistência Social do Município que objetivou apresentar aos presidentes de entidades, aos diretores de setores e a convidados todo o trabalho desenvolvido pelo Departamento junto à comunidade em geral. 
Daniela Pellini Pécchio, Presidente do Fundo Social de Solidariedade iniciou a reunião falando sobre o motivo e os propósitos do trabalho do Departamento, em seguida, José Roberto de Oliveira, presidente do COMAS (Conselho Municipal da Assistência Social), proferiu palavras às quais mostraram todo seu contentamento sobre os projetos em andamento voltados à promoção da criança e adolescente. Maria Luiza, presidente do Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) certificou, em suas palavras, que o município tem vários projetos que visam cuidar e promover a criança e jovem, como lembrou que o LEAIS (Lar Espírita Assistencial Irmã Sheila) é modelo na região de lar para crianças e adolescentes. 

Alba Regina Neves, Assistente Social apresentou os 10 direitos sócio-assistenciais da conferência de 2005.
Daniela Pécchio reafirmou seu compromisso com a população mais carente e lembrou: “investir na família, investir no ser humano; além de proporcionar, incentivar”. Além de usar a palavra para expor toda a trajetória do Departamento, foram exibidas fotos de todos os projetos mantidos pela Assistência, além do LEAIS, Casa dos Velhos, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e CRAS (Centro de Referência da Assistência Social. 
Karin Kristina, psicóloga do CRAS apresentou relatório com as conquistas alcançadas pelo Centro de Referência, como um balanço detalhado sobre as atividades desenvolvidas no CRAS: curso de capoeira, de pintura, manicure, pedicure, além de expor os processos de acompanhamentos familiares. 
O Prefeito Marcelo Pécchio esteve no encontro e deixou suas palavras de preocupação constante com o bem estar de todos, como lembrou que todo grande trabalho tem sempre a contribuição de muitas pessoas. 
A Conferência foi um sucesso ao conseguir juntar opiniões diversas de setores diferentes. Daniela reafirmou o seu lema: “precisarmos nos unir para construirmos sempre uma sociedade mais justa, para que possamos cada vez mais prevenir e promover as famílias, crianças e adolescentes de Quatá”.


“CulinArte”


Culinária & Arte na praça atrai centenas de moradores em Quatá


Pés e mãos contorciam-se ao ritmo do berimbau, agogô, atabaque e pandeiros; vozes invocavam músicas contagiantes; ao redor, muitas pessoas andavam e andavam, apreciando e comprando os produtos oferecidos na Feira de Arte e Culinária, promovida pelo Departamento de Promoção Social, APAQ – Associação dos Artesãos e entidades locais.
Toda agitação descrita ocorreu na praça Carlos de Campos (a praça da Fonte) em Quatá, na manhã de 12 de maio. Evento em homenagem às mamães que fez do sábado um dia muito mais agradável quando levou aos presentes, o som e a brincadeira gostosa da Capoeira, projeto desenvolvido pelo CRAS – Centro de Referência da Assistência Social com 28 crianças do Bairro Nova Quatá, e as felizes vozes do Solaris Canto Coral, projeto do Departamento de Promoção Social, que integra mais de 20 mulheres da “Melhor Idade”. 



Guloseimas & Artesanatos

A venda nas barracas que contornavam a praça: pasteis, doces caseiros dos mais variados, bolos e salgados. Artesanatos diversos davam um colorido especial às barracas: roupas, guardanapos, quadros, produtos em bisquit, lembranças e uma infinidade de artigos para presentear as nossas queridas mamães. 
Daniela Pécchio, Presidente do Fundo Social de Solidariedade de Quatá, em constante empenho, trouxe mais um evento com a principal meta de angariar fundos às entidades que fornecem ajuda a comunidade.