Por Gustavo Pilizari
gusspil@yahoo.com.br

O clima e aroma do Natal estão impregnados no ar da cidade de Quatá. Nesse final de ano, o Natal mostra-se mágico como nunca antes. As praças da cidade estão ornamentadas com enfeites e mais enfeites natalinos. Um bom exemplo é a Praça Carlos de Campo, que está enfeitada desde o final de novembro.

A decoração foi toda confeccionada com garrafas de plástico pelas escolas e a creche municipal. A escola Luiz Gagliardi, confeccionou as bolas; Dr. Renato Monfort, confeccionou quatro bonecos de neve; a EMEI – Ozira Arruda Mendes, fez as guirlandas e a Creche municipal fez a árvore de Natal.

A prefeitura de Quatá também foi decorada com duas árvores de Natal feitas de luzes, e outras luzes mais, contornam a Prefeitura e Câmara da cidade.

E a pessoa mais esperada para essa época, o Papai Noel apareceu na noite do último seis de dezembro. Nessa data, a Prefeitura de Quatá, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Quatá (ACEQ), trouxeram para a Avenida Rui Barbosa, a alegria de “Filitto Show” da cidade de Presidente Prudente.

Bob Esponja

Uma multidão lotou a Avenida e, as crianças com seus olhinhos brilhantes se aventuraram num mundo de sonhos, onde mágicas, palhaços, o Bob Esponja e o bom velhinho proporcionaram uma noite para sempre se recordar.

O Prefeito de Quatá, Marcelo de Souza Pécchio esteve presente durante todo o evento juntamente com a Primeira Dama, Daniela Pécchio.
Em frente à fonte luminosa, na Praça Carlos de Campo em Quatá, ao redor de luzes e ornamentações natalinas, crianças uniram suas vozes e entoaram melodias do Natal.

Na sexta-feira, dia 9 de dezembro, o Coral formado pela professora Érica Prado Essencio, com aproximadamente, 60 alunos das escolas Luiz Gagliardi, Dr. Renato Monfort e EMEI Ozira de Arruda Mendes, cantaram quatro canções tradicionais natalinas, são elas: Cristo Nasceu, Cantai !, Oh Happy Day e O Natal Existe.
Várias pessoas da comunidade compareceram e se emocionaram com as apresentações que foram encantadoras. O coral nasceu há um mês, e foi uma idéia que partiu da divisão municipal de educação de Quatá.

Para deixar a noite ainda mais mágica, um outro coral da escola Luiz Gagliardi criado pela funcionária da escola Denise Grasieli de Araujo Mardegan, foi apresentado. As crianças, envoltas a sorrisos, erguiam as mãos, dançavam e cantavam as canções: Doze Anjinhos e Os Direitos da Criança.

A estrelada noite foi encantadora, agradável e feliz, acima de tudo. Podemos, mais uma vez, perceber o empenho do Prefeito da cidade de Quatá, Marcelo de Souza Pécchio, juntamente com a divisão de educação, de proporcionar aos queridos quataenses, noites belas e significativas, pois o Natal é isso, uma data repleta de lembranças e sentimentos únicos.

Sexta-feira, dia 9 de dezembro de 2005, foi o dia da realização da 3º exposição dos artesãos de Quatá. Mais uma vez, vários artesãos de nossa cidade, que fazem parte da Associação dos Produtos Artesanais de Quatá, a (APAQ), se reuniram na Praça Carlos de Campo para mostrar a comunidade suas artes, a cultura de um povo que tem traços particulares e um jeito próprio para construí-la.

A artesã Maria de Lourdes Ramalho, uma excelente cozinheira, participou pela segunda vez da exposição, e, novamente, levou seus mais saborosos bolos, sanduíches e trufas para vender. Maria de Lourdes, muito simpática e muito comunicativa, disse que essa Associação dos Artesãos já deveria existir há muito mais tempo.

Lembrou ainda que: “a criação de qualquer produto é uma benção, e cozinhar para min, é uma maravilha sempre.”

Embarquem: o trenzinho chegou!

Em vez do tradicional barulho do trenzinho Piuííí, Piúííí, o que se ouvia era Hô!, Hô!, Hô! o chamado do bom velhinho acompanhado a um sininho que, logo, despertou a fantasia das mais de 60 eufóricas crianças que compareceram para passear no trenzinho que a Prefeitura de Quatá está disponibilizando nessa, e na próxima semana para encantar as noites de centenas de crianças da cidade.

Segunda-feira, dia 12, foi realizada a primeira noite dessa programação especial, que começou no bairro da Palazzi, às 19h30m. As crianças pulavam e gritavam o nome do Papai Noel que também compareceu, distribuiu balas, e acompanhou as crianças no trenzinho oferecido pela Prefeitura de Quatá, dentro do projeto “Natal no Bairro”.

Na terça-feira, foi à vez do bairro Por do Sol esperar o trenzinho chegar e embarcar muitas crianças para um passeio inesquecível. Na sexta, dia 16, o trenzinho estará no bairro da Asa Branca, com saída da guarita da Praça Valéria de Paula Donegá Ramalho.

Na noite do dia 20, o trenzinho chega ao bairro do Bom Jesus, esperando para embarcar as crianças em frente à Rodoviária; e no dia 21, o bairro Nova Quatá receberá a visita do trenzinho, que estará esperando as crianças em frente à Igreja Matriz, sempre a partir das 19h30min.
Esse evento foi mais uma programação feita especialmente pela Administração Marcelo Pécchio sempre pensando em proporcionar
dias felizes para a comunidade.