|
|
|
Um novo amanhã
O historiador José Carlos Daltozo lançou, dia 18 de junho, seu sétimo livro histórico. O novo livro tem o título de Um Novo Amanhã e faz um resumo da imigração japonesa para o Brasil, dando ênfase para os imigrantes japoneses em Martinópolis.
O dia 18 de junho foi escolhido por ser uma data histórica para a colônia japonesa. Foi nesse dia, há exatos cem anos, que desembarcaram em Santos os primeiros 781 imigrantes japoneses, após 51 dias de viagem no navio Kasato Maru.Vieram atraídos pela propaganda e pelo subsídio de parte da passagem, paga pelos fazendeiros paulistas, que precisam de mão de obra para as lavouras de café.
Os imigrantes pensavam em ficar apenas alguns anos no Brasil, ganhar muito dinheiro com o ouro verde (café) e voltar como vencedores ao Japão. Mas a realidade foi outra. Tiveram inúmeros problemas de adaptação nas fazendas em que foram destinados, desconheciam totalmente a língua e os costumes brasileiros, sofreram para se aclimatar e se acostumar com a alimentação e as doenças tropicais. Por sua vez, o Japão também passava por problemas econômicos graves, além de ter entrado em um período militarista, com a vitória na guerra contra a Rússia e invasões de vários países asiáticos. A maior catástrofe econômica, no entanto, ocorreu quando o país se aliou à Alemanha e à Itália, contra os aliados na II Guerra Mundial, principalmente combatendo os Estados Unidos.
Com a derrota na II Guerra e a eclosão das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, em 1945, o que restava do sonho de voltar ao Japão desapareceu totalmente. Nessa época, a maioria dos japoneses já estavam enraizados no Brasil, muitos tinham adquirido propriedades rurais ou estabelecimentos comerciais. Os japoneses mais idosos perceberam que o próximo passo seria preparar os filhos para serem vencedores, para isso eles teriam que estudar com afinco e se formar em faculdades de renome. Hoje muitos descendentes são médicos, engenheiros, professores, dentistas, advogados, comerciantes e industriais bem sucedidos. Estão totalmente integrados, constituindo parte importante deste grande caldeirão de raças que é o Brasil.
O início do livro faz um apanhado histórico da imigração em geral, mas em seguida volta os olhos para os japoneses em Martinópolis. Há capítulos como "A vida no campo", " O gambarê e a educação", "Café e algodão", "O surgimento das cooperativas", "O cultivo da hortelã", "Os nihonjinkais", além de capítulos para os esportes como kendô, sumô, beisebol, gate ball e as atividades sociais e culturais do Kaikan, entre outros. Há vários depoimentos de imigrantes e pessoas que conviveram com eles. No final do livro há relação dos sobrenomes de todas as famílias japonesas que já residiram em Martinópolis.
O livro está sendo vendido por apenas R$ 23,00, já incluso despesas de remessa simples do Correio e poderá ser encomendado com o autor no e-mail jcdaltozo@uol.com.br ou telefone 18 - 3275.1168. Ou ainda pela Caixa Postal 117 - 19500-000 - Martinópolis (SP). O valor poderá ser pago em cheque junto com o pedido ou depositado previamente no Banco do Brasil - Ag. 0310-7 - conta 5.353.140-X, fornecendo-me endereço para remessa do exemplar.
O título "Um Novo Amanhã" simboliza tudo que os japoneses sonharam e conquistaram a duras penas. Vieram em busca de uma vida melhor e, apesar de todas as dificuldades, hoje são vencedores. Todos os seres humanos estão constantemente buscando um novo amanhã, na esperança de que seja repleto de felicidade, paz, trabalho e sucesso.
Livros publicados por José Carlos Daltozo
1999 - Martinópolis, sua história e sua gente - esgotado
2002 - Banco do Brasil, 50 anos em Martinópolis
2004 - Álbum Histórico e Fotográfico de Martinópolis - esgotado
2006 - Cartão-Postal, Arte e Magia
2007 - Loja Maçônica 3 de Maio - 60 anos em Martinópolis - esgotado
2007 - Nos Trilhos da História (sobre a Estrada de Ferro Sorocabana)
2008 - Um Novo Amanhã (sobre os japoneses em Martinópolis)
Contatos com o autor pelo fone 18 - 3275.1168 ou e-mail jcdaltozo@uol.com.br