Localização História Estatística Política Cultura Variedade Vistas Personalidades Solidariedade Procurar Créditos Home

I Concurso de Criação de Multimídia Visual Class - www.quata.com.br

 

I Concurso de Criação de Multimídia Visual Class

Escola Dr. Renato Monforte é a campeã


por Gustavo Pilizari

 

A Divisão de Educação, juntamente com a Prefeitura Municipal de Quatá em parceria com a empresa LP Zíglio, realizaram o I Concurso Municipal de Criação de Multimídia Visual Class.

O concurso teve como meta a criação de programas com a utilização do Software Visual Class. Esse Software é usado pelas escolas municipais para ensinar as mais variadas disciplinas aos alunos.

Quatro grupos, com cinco alunos cada, todos da 4º série, das escolas Dr. Renato Monforte, Luiz Gagliardi e Oriza de Arruda Mendes participaram com o desenvolvimento de trabalhos usando o Visual Class. Os alunos contaram com a colaboração dos professores e dos monitores de informática para a consecução do programa.

E, quinta-feira, dia 06, foi realizado na Creche Municipal de Quatá, o julgamento dos trabalhos. O primeiro grupo a se apresentar, teve como tema: “De Olho na Ciência”, composto pelos alunos da escola Luiz Gagliardi: Amanda de Castro Silva; Lincon David dos Santos; Lucas dos Santos R. de Souza e Vanessa O. Francisco, com supervisão das professoras: Célia Regina Murgi Biazzotto e Rozimeire da Silva Puga.

Integravam o segundo grupo, os alunos da escola Dr. Renato Monforte: Amanda da Silva Azevedo; Fabíulla Danielle Nunes; Sintia Alves Cardoso; Vanessa Ap. Ribeiro e Milena Ap. da Silva. O grupo supervisionado pela professora Priscila da Costa Pellini, desenvolveu um projeto com o tema: “Belezas Naturais: Pantanal”.

O terceiro grupo teve como tema: “Conhecendo Quatá” e foi composto pelos alunos da escola Luiz Gagliardi: Felipe Zonderico Mascena; Marco A. de Moura; Alanna Kelly L. da Silva e Daiany R. Mendonça sob orientação das professoras: Maria Emilia N. Sureto e Maria Edite de P. M. F. Amaro.

E para finalizar, o quarto grupo da escola Professora Oriza de Arruda Mendes, criou um trabalho com o tema: “Orientação Sexual” e foi composto pelos alunos: Letícia dos Santos Cardoso; Amanda dos Santos Terrão; Gabriela Nunes Pires Godinho; Verônica R. dos Santos e Franciele Farias Ribeiro, orientados pela professora Neide M. Brito Stocco.

Após a apresentação dos grupos, foi a vez dos jurados se reunirem para aplicarem as notas e assim, escolherem o terceiro, segundo e o primeiro lugar.

Com a contagem das notas já em mãos, foi feito o anúncio dos três colocados. O terceiro lugar ficou com a escola Luiz Gagliardi que apresentou o trabalho com o tema: “De olho na ciência”. Cada um dos cinco integrantes ganhou uma medalha.

O segundo lugar também ficou com a escola Luiz Gagliardi, que desenvolveu um projeto com o tema: “Conhecendo Quatá”. Os alunos também receberam medalhas pela participação.

E o primeiro lugar, escolhido pelos jurados, ficou para a escola Dr. Renato Monforte, que falou sobre: “Belezas Naturais: Pantanal”. O projeto foi criado pelos alunos, Amanda da Silva Azevedo; Fabíulla Danielle Nunes; Sintia Alves Cardoso; Vanessa Ap. S. Ribeiro e Milena Ap. da Silva, coordenados pela professora Priscila da Costa Pellini. O prêmio: uma linda bicicleta para cada uma das cinco crianças, além de medalhas e um grande troféu.

 

Alunos escrevem sobre Quatá

 

Já dizia a escritora Virginia Woolf (1881-1942): “Nada existe se não escrevo”. Se para existir devemos escrever e assim montar nossa História, as crianças das escolas municipais de Quatá deram uma outra dimensão à cidade. Isso por que em junho desse ano, em decorrência do aniversário de Quatá foi promovido um concurso de redação entre as crianças das escolas Dr. Renato Monforte, Luiz Gagliardi e Ozira de Arruda Mendes. A idéia partiu do Prefeito, Marcelo Pécchio e da Primeira Dama, Daniela Pécchio.

Muitas histórias foram escritas a partir do tema: “Quatá: cidade onde eu moro”, trazendo e despertando a criatividade e a maneira do fazer artístico por meio da palavra escrita aos alunos das nossas escolas.

Cada escola escolheu as três melhores redações as quais seriam premiadas com troféus para os primeiros lugares e medalhas para os segundos e terceiros colocados.

E nessa semana, o Prefeito Marcelo Pécchio esteve em duas escolas e entregou algumas das medalhas e troféus, oferecidos pela Divisão de Educação, para as crianças vencedoras do concurso de redação que leram emocionadas suas histórias perto do Prefeito que as ouviu e ficou totalmente emocionado com as palavras dessas crianças que escreveram e contribuíram para a História do nosso município.