Localização História Estatística Política Cultura Variedade Vistas Personalidades Solidariedade Procurar Créditos Home

José Martins
(José Gonçalves de Almeida)
um dos primeiros moradores da cidade de Quatá

 

do Livro Álbum Histórico do Município de Quatá
Bruno Giovannetti - 1953

Verdade Histórica

Os Piracaias e José Martins

Viajando a pé da cidade de Piracaia, no ano de 1914, depois de passar por Salto Grande, aqui aportaram, arranchando-se e fazendo pequena derrubada por conta própria no local do cemitério velho, na Aguinha que faz barra com a Água Bonita, os arrojados sertanistas e irmãos Firmino Pinheiro André  e Manoel Antonio de Oliveira, conhecidos por Piracaias. Em Março de 1915 chegaram em /Quatá , então denominada Bugio, os engenheiros Drs. Mesquita e Veloso, afim de delimitarem as divisas da gleba Monte Alegre.

Em fins de 1915 aqui se encontravam também como serradores de madeira , Josué Gil de Oliveira, Manoel Maria Gil de Oliveira, Benedito e Sebastião Theodoro.

Em 11 de Junho de 1916 vieram com suas famílias, Marco Pereira, José Roque da Silva, João Ferreira e Joaquim Ferreira.

Em princípios de 1917 chegava José Gonçalves de Almeida, conhecido como "José Martins", acompanhado de seu filho Fortunato ( Nato), proprietário de uma gleba de terra aqui, e idealizaram a abertura de um patrimônio, ideia apoiada pelo Nestor de França, por já estar em tráfego a Estrada de Ferro Sorocabana. O trem era semanal, 3 dias de Quatá a São Paulo a Quatá, cujo trenzinho era chamado ironicamente de "Gabiroba"

Neste mesmo ano de 1917 ainda aqui se localizaram Julio Paixão, no espigão do futuro povoado, com uma vendinha e Felisbino Beraldo com outra vendinha do lado de baixo da Estrada de Ferro. Com Beraldo veio também Antonio Bonifácio Flor com a sua família - a Família Flor.

Nesta época Manoel Maricato abriu a primeira pensão do nascente povoado, ao lado direito da estrada que rumava para as terras de Paulo Pereira Barreto, que seria depois de Joaquim Marques .

Ainda em 1917 vieram José ]Faria, Francisco Antonio da Silva e outros sertanistas de fibra.

De então , 1917 para cá , o antigo Bugio, hoje Quatá, vem caminhando a passos largos, nascendo do progresso e da civilização